Orientação de pesquisas

ABREU, Alexandre José de. José Pedro de Sant’Anna Gomes: o impacto da belle époque sobre uma trajetória individual; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2017. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes da Unesp. Download

ANZAI, Roberto Sussumo. Opção ou desconhecimento? Panorama da prática interpretativa ligada ao repertório vocal existente no Brasil de 1730 a 1850, sob o ponto de vista do registro fonográfico brasileiro realizado entre 1957 e 2005; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes da Unesp. 246 p. Download (ver também)

BINDER, Fernando P. Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808 e 1889; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2006. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes da Unesp. 3 v. Download

CARDOSO, Lino de Almeida. O som social: música, poder e sociedade (Rio de Janeiro, séculos XVIII e XIX); orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2011. Relatório de Pós-Doutorado – Instituto de Artes da UNESP. 278 p. Acesso Issuu Download Google Books

CARDOSO, Renato de Carvalho. Violonistas em período universitário: formação musical e estratégias de profissionalização; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Instituto de Artes da Unesp. 76 p. Download

CHIARANTANO, Thiago Gabriolli. A vocalização de mantras dentro da prática do Yôga: funções dos kirtans; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Instituto de Artes da Unesp. 35 p. Download

CHIARINI, Caio de Abreu. O papel do educador musical: relaçõers do ensino com a cultura de mídia; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Instituto de Artes da Unesp. 53 p.

COTTA, André H. Guerra. O Tratamento da Informação em Acervos de Manuscritos Musicais Brasileiros; orientação de Vilma Moreira dos Santos; coorientação de Paulo Castagna. Belo Horizonte, 2000. Dissertação (Mestrado) – Escola de Biblioteconomia da UFMG. 285 p. Informação Download

CRUZ, Rita Martins Pereira de Oliveira. Ações musicais educativas em instituições culturais; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, Instituto de Artes da Unesp. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música), 2015. Prêmio de Excelência 2014, Conselho dos Cursos de Bacharelado em Música e Lic. Educação Musical do Instituto de Artes da Unesp.

DUARTE, Fernando Lacerda Simões. Resgates e abandonos do passado na prática musical litúrgica católica no Brasil entre os pontificados de Pio X e Bento XVI (1903-2013); orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2016. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes da Unesp. Download Reportagem: Portal Unesp, Unespciência, Minuto Unesp107

__________. Possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Furio Franceschini; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2011. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes da Unesp. 147 p. Download dissertação, Download e-book

FRUNGILLO, Mário D. Mapa de ritmos do Brasil; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2003. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes da Unesp. 192 p. Download

GABY, André Alves. Os cantorais mercedários impressos em Lisboa em finais do século XVIII para uso no Convento das Mercês do Pará; orientação de Paulo Castagna. Tese (Doutorado em Música), Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2023. Download

GARCIA, Daniele Munhoz. Som e vida após a lata: construção de instrumentos musicais com materiais alternativos; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2013. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes da Unesp. 158 p. Download

GODINHO, Josinéia. Do iluminismo ao cecilianismo: a música mineira para a missa nos séculos XVIII e XIX; orientação de Maurício Alves Loureiro; coorientação de Paulo Castagna. Belo Horizonte, 2008. Dissertação (Mestrado) – Escola de Música da UFMG. 144 p. Download

GOULART, Márcia de Oliveira. Encontros científicos brasileiros na área de música no século XX; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2002. Relatório (Iniciação Científica) – Instituto de Artes da Unesp.

GOULART, Márcia de Oliveira. A música contemporânea nos eventos científicos na área de música no século XX; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2005. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes da Unesp. Acesso

HADDAD, Gisele Laura. Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (SP): Representações e significado social; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2009. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes da Unesp. 108 p. Download

LACERDA, Victor de Moura. Mapa dos acervos musicais brasileiros; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2007. Projeto (Iniciação Científica) – Instituto de Artes da Unesp. Download arquivo Access

MIRANDA, Daniela. Músicos de Sabará: a prática musical religiosa a serviço da Câmara (1749-1822); orientação de Douglas Cole Libby; coorientação de Paulo Castagna. Belo Horizonte, 2002. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. 168 p. Download

MOTA, Lucius. O Telêmaco de Francisco Valle; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2010. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes da Unesp. Download

NERY, Daniel Guimarães. Música em Atibaia: uma história possível; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes da Unesp. 2 v. Acesso

PERSONE, Pedro. A música pianística e camerística composta entre 1790 e 1820 presente na Coleção Theresa Christina Maria: uma abordagem segundo as práticas interpretativas relacionadas ao período; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2010. Relatório de Pós-Doutorado – Instituto de Artes da UNESP. 3 v.

QUEIROZ, Camila de. Índice cronológico dos artigos e notícias publicados na revista Música Sacra; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2005 – Relatório de Iniciação Científica. 257 p. Download

RÖHL, Alexandre Cerqueira de Oliveira. Alexandre Cerqueira de Oliveira Röhl. O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2016. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes da Unesp. Download

__________. A fuga dupla luso-brasileira durante os séculos XVIII e XIX; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2010. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes da Unesp. 268 p. Download

ROSSBACH, Roberto Fabiano. Catalogação sistemática e descritiva de obras e fontes musicais no Brasil: o catálogo temático de Heinz Geyer (1897-1982); orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2020. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes da Unesp. Download

SAITO, Clara Makdisse. Um estudo da “Escola do Desvendar da Voz” de Valborg Werbeck-Svärdström; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Instituto de Artes da Unesp. 45 p. Download Prêmio de Excelência 2011, Conselho dos Cursos de Bacharelado em Música e Lic. Educação Musical do Instituto de Artes da Unesp.

SOARES, Dalton Martins. O desenvolvimento, na primeira metade do século XX, da historiografia sobre a prática musical em São Paulo entre os séculos XVI e XIX; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2007. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes da Unesp. 112 p. Download

TAKIY, Leonardo Yuji. A Passagem da Renascença para o Barroco (1580–1600/10) sob o viés do “Pensamento Sistêmico”; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Instituto de Artes da Unesp. 25 p. Download

VERMES, Viviana Mónica. A música nos teatros cariocas: repertórios, recepção e práticas culturais (1890-1900); supervisão de Paulo Castagna. São Paulo, 2015. Pós-Doutorado – Instituto de Artes da Unesp.

VIDAL, Denis Tadeu Rahj. A produção musicológica de Clóvis de Oliveira; orientação de Paulo Castagna. São Paulo, 2006. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes da Unesp. 219 p. Download (ver também)

Deixe um comentário