MTP

Métodos e Técnicas de Pesquisa II

Programa de Ensino – 2018

(6º sem. MCR; 4º sem. MI/MCA/LEM)

quartas-feiras, das 14:00 às 16:00 horas – sala 504

Prof. Paulo Castagna

Índice


Ementa

Iniciação à pesquisa científica na área de música; parâmetros básicos da pesquisa em monografias e publicações da área de música; frequência a eventos do Instituto de Artes relacionados à pesquisa na área de música.

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Objetivos

1. Iniciar o estudante no universo da pesquisa científica na área de música;

2. Conhecer os principais conceitos e a terminologia básica referente à pesquisa científica na área de música;

3. Exercitar a organização de idéias e capacitar o estudante para a formulação da estrutura básica de um projeto acadêmico de pesquisa;

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Metodologia de ensino

  1. Instruções presenciais e virtuais do professor
  2. Atendimentos presenciais
  3. Leitura de bibliografia
  4. Observação de distintos formatos de pesquisa acadêmica
  5. Realização de pesquisas em horários programados de aulas teóricas e práticas
  6. Apresentação de trabalhos
  7. Frequência a eventos do Instituto de Artes

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Avaliação

A avaliação será realizada por meio de 3 (três) notas, referentes à entrega, em formato impresso, dos trabalhos individuais “Resenhas críticas” (T1), “Apreciação de comunicações de Iniciação Científica” (T2) e “Apreciação de Defesas de TCC” (T3), itens descritos e agendados abaixo, no Cronograma do curso, e cuja Média Semestral (MS) será obtida pela média aritmética das três notas, a partir da seguinte fórmula de cálculo: MS = (T1+T2+T3)/3. Não haverá prova entre as avaliações regulares, mas serão oferecidas, após a entrega dos trabalhos regulares, a prova substitutiva e a prova repositiva, bem como o exame final de recuperação, quando necessários.

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Trabalho 1 (individual, impresso) – Resenhas Críticas

Como primeira forma de avaliação (T2), solicita-se aos(às) alunos(as) a elaboração de um conjuntos de 5 (cinco) Resenhas Críticas de textos científicos (e não didáticos) livremente selecionados por cada aluno, para entrega em formato impresso na data abaixo agendadas no Cronograma do curso. Para tais resenhas será feita uma seleção, pelo(a) próprio(a) aluno(a), de cinco textos científicos (artigos ou comunicações), publicados em idiomas diferentes do português (espanhol, inglês, italiano, etc.). Os textos científicos podem ser impressos ou virtuais, e localizados em periódicos musicais (como revistas, boletins e jornais especializados), ou em Anais de eventos científicos (como congressos, simpósios, encontros, colóquios e outros), recomendando-se, além da pesquisa em periódicos e anais das bibliotecas – particularmente a biblioteca do Instituto de Artes – as bases de dados mais amplas, como o RILM, o Jstor e outras mais (ver em paulocastagna.com/), para a localização e/ou obtenção de textos científicos.

Solicita-se evitar a seleção de textos didáticos (ou seja, destinados ao ensino) e/ou de divulgação, optando-se por aqueles destinados a apresentar conhecimento novo (portanto, anteriormente ausente sobre determinado assunto). O conjunto de cinco resenhas deve ser realizado individualmente e entregue em formato impresso, a partir de modelo disponível na pasta Google Drive desta matéria, com página de rosto na qual esteja identificado aluno(a), curso, ano do curso e matéria para a qual é destinado o trabalho. Para cada trabalho resenhado, informar e comentar sobre os seguintes tópicos:

1. Referência bibliográfica completa da obra selecionada
2. Assunto
3. Problemas (gerais e específicos)
4. Hipóteses
5. Objetivos (gerais e específicos)
6. Metodologia e resultados
7. Justificativa e relevância
8. Conclusões

O trabalho é individual e sua entrega deverá ser feita exclusivamente em formato impresso, no escaninho do professor, em frente ao Depto. de Música (3º andar). A entrega em atraso deste trabalho acarreta o desconto de 2,0 (dois) pontos em sua nota por dia da semana de atraso (desconsiderando-se, portanto, sábados e domingos), a contar a partir do horário de término da aula, sendo atribuída a nota zero ao trabalho não entregue após o total de sete dias de sua data de entrega oficial.

Às Resenhas Didáticas será atribuída uma frequência equivalente a 5 (cinco) aulas práticas. A não entrega do trabalho implicará, além da nota zero nesta avaliação, a atribuição de 5 (cinco) faltas nas aulas práticas. O trabalho será considerado definitivamente não entregue após o total de sete dias de sua data de entrega oficial, a contar a partir do horário de término da aula.

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Trabalho 2 (individual, impresso) – Apreciação de Comunicações de Iniciação Científica

Como segunda forma de avaliação (T2), solicita-se aos(às) alunos(as) a elaboração de Resenhas individuais de 5 (cinco) comunicações (com preferência para trabalhos da área de Música) apresentadas na forma de pôster, na Primeira Fase do XXX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, que ocorrerá no saguão do primeiro andar do Instituto de Artes, nas tardes dos dias 12 e 13 de setembro de 2018 (quarta e quinta-feira).

A entrega das Apreciações será feita em versão impressa (Times New Roman, 12 pts, espaço 1,5), a partir de modelo disponível na pasta Google Drive desta matéria, até a data máxima indicada no Cronograma do curso. Os tópicos a serem abordados nas Apreciações de Comunicações de Iniciação Científica são os seguintes:

1. Autor e título da comunicação (pôster)
2. Assunto
3. Problemas
4. Hipóteses
5. Objetivos
6. Metodologia e resultados
7. Justificativa e relevância
8. Conclusões

O trabalho é individual e sua entrega deverá ser feita exclusivamente em formato impresso, no escaninho do professor, em frente ao Depto. de Música (3º andar). A entrega em atraso deste trabalho acarreta o desconto de 2,0 (dois) pontos em sua nota por dia da semana de atraso (desconsiderando-se, portanto, sábados e domingos), a contar a partir do horário de término da aula, sendo atribuída a nota zero ao trabalho não entregue após o total de sete dias de sua data de entrega oficial.

Às Apreciações de Comunicações de Iniciação Científica será atribuída uma frequência equivalente a 5 (cinco) aulas práticas. A não entrega do trabalho implicará, além da nota zero nesta avaliação, a atribuição de 5 (cinco) faltas nas aulas práticas. O trabalho será considerado definitivamente não entregue após o total de sete dias de sua data de entrega oficial, a contar a partir do horário de término da aula.

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Trabalho 3 (individual, impresso): Apreciação de Defesas de TCC

Como terceira e última forma de avaliação, solicita-se aos(às) alunos(as) a frequência a 2 (duas) defesas de Monografias de TCC (Modalidade 1), dentre as que serão agendadas neste segundo semestre de 2018 (entre agosto, setembro e outubro), conforme o calendário do IA para inscrição de projetos de TCC para defesa em 2019. Após ter assistido cada uma das duas defesas, deverá ser preenchido pelo aluno e assinado pelo orientador/presidente da banca o “Comprovante de frequência em defesa de TCC elaborado”, bem como elaborado o “Relatório de Apreciação de defesas de TCC”, a partir de modelos disponíveis no Google Drive.

Pede-se apresentar os dois Comprovantes de frequência, juntamente com os dois Relatórios de Apreciação de defesas de TCC, todos grampeados em um único maço e entregues no escaninho do professor, em frente ao Depto. de Música (3º andar). Não entregar, portanto, as folhas soltas.

O trabalho é individual e sua entrega deverá ser feita exclusivamente em formato impresso, no escaninho do professor, em frente ao Depto. de Música (3º andar). A entrega em atraso deste trabalho acarreta o desconto de 2,0 (dois) pontos em sua nota por dia da semana de atraso (desconsiderando-se, portanto, sábados e domingos), a contar a partir do horário de término da aula, sendo atribuída a nota zero ao trabalho não entregue após o total de sete dias de sua data de entrega oficial.

Ao trabalho “Apreciação de Defesas de TCC” será atribuída uma frequência equivalente a 5 (cinco) aulas práticas. A não entrega do trabalho implicará, além da nota zero nesta avaliação, a atribuição de 5 (cinco) faltas nas aulas práticas. O trabalho será considerado definitivamente não entregue após o total de sete dias de sua data de entrega oficial, a contar a partir do horário de término da aula.

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Prova Substitutiva

Destinada à substituição de apenas uma, dentre as duas notas obtidas, de zero a 5,0 (cinco) no decorrer do semestre, no dia reservado para isso no Cronograma do curso e recairá sobre a bibliografia da disciplina. Uma vez realizada a prova substitutiva, sua nota substituirá T1, T2 ou T3, aplicando-se a “fórmula para cálculo da nota final” do SGA (Sistema de Graduação da UNESP) acima descrita. A Prova Substitutiva não será oferecida a quem obteve nota superior a 5,0 (cinco). A realização da Prova Substitutiva não cancela as faltas decorrentes da não entrega de qualquer um dos dois Trabalhos, considerando-se tais trabalhos definitivamente não entregues após o total de sete dias de sua data de entrega oficial, a contar a partir do horário de término da aula.

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Prova Repositiva

Destinada somente a quem não apresentou um dos três trabalhos no prazo estipulado e recairá igualmente sobre a bibliografia da disciplina. Diferentemente da Prova Substitutiva, esta Prova Repositiva não substitui notas já obtidas, destinando-se apenas à reposição das notas não obtidas (nos trabalhos 1, 2 ou 3), portanto equivalente a zero. A realização da Prova Substitutiva não cancela as faltas decorrentes da não entrega de qualquer um dos três trabalhos previstos, considerando-se tais trabalhos definitivamente não entregues após o total de sete dias de sua data de entrega oficial, a contar a partir do horário de término da aula.

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Exame Final de Recuperação

O(A) aluno(a) que obtiver Média Semestral (MS) inferior a 5,0 (mesmo após ter realizado Prova Substitutiva e/ou Repositiva) e frequência mínima semestral igual ou superior a 70,0% (incluindo a frequência das aulas práticas, referentes à entrega dos três Trabalhos, terá, ainda, o direito de realizar Exame Final de Recuperação (E1) no dia reservado para isso (ver abaixo o cronograma do curso), sobre a bibliografia da disciplina. A Média Final de Recuperação (MFR) será calculada, de acordo com o sistema adotado no SGA (Sistema de Graduação da UNESP), pela média aritmética entre a Média Semestral (MS) e o Exame de Recuperação (E1), sendo aprovado(a) o(a) aluno(a) que obtiver a Média Final de Recuperação igual ou superior a 5,0 (cinco), a partir da seguinte fórmula de cálculo: MFR = (MS+E1)/2. Para transparência da emissão das notas, segue-se a fórmula para cálculo da nota final utilizada no SGA: =MÉDIA(MÉDIA(T1;T2;T3);E1).

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Bibliografia

CASTAGNA, Paulo. Propósitos da pesquisa na universidade. PETulante, Revista do PET-Música IA/Unesp, São Paulo, n.4, p.106-116, dez. 2011 / nov. 2011. Download

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 2. ed., São Paulo: Perspectiva, 1985.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1993.

__________. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1991.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 1994.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2 ed., São Paulo: Atlas, 2009. 210p.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed., São Paulo: Cortez, 2012.

ZAMBONI, Sílvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados, 1999.


Datas de entrega ou apresentação de Trabalhos

Atividade Data Prevista
Entrega do Trabalho 1 (Resenhas Críticas)  – individual, impresso 05 de setembro
Entrega do Trabalho 2 (Apreciação de comunicações de Iniciação Científica)  – individual, impresso 03 de outubro
Entrega do Trabalho 3 (Apreciação de Defesas de TCC)  – individual, impresso 31 de outubro

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Conteúdo programático e cronograma preliminar

Agosto

01 – Instruções sobre os trabalhos da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa II

08 – Horário destinado à pesquisa e atendimento (opcional)

15 – Horário destinado à pesquisa e atendimento (opcional)

22 – Horário destinado à pesquisa e atendimento (opcional)

29 – Afastamento do professor para o XX Congresso da Anppom

Setembro

05 – Entrega do Trabalho 1 (Resenhas Críticas)  – individual, impresso

12 – Frequência ao Congresso de Iniciação Científica (presença obrigatória)

19 – Frequência ao V Encontro Nacional dos Pesquisadores em Filosofia da Música e Congresso Internacional “Intercâmbios Norte-Sul: colaborações, tensões, hibridações”; “Semana de Cênicas” do Instituto de Artes da Unesp (17-22 de setembro)

26 – Frequência à Semana da ANPAP – suspensão das aulas

Outubro

03 – Entrega do Trabalho 2 (Apreciação de comunicações de Iniciação Científica)  – individual, impresso

10 – Horário destinado à pesquisa e atendimento (opcional)

17 –  I Congresso de Canto Coral

24 – Afastamento do Professor para a II Semana de Arquivologia Musical da Universidade Federal de Pelotas

31 – Entrega do Trabalho 3 (Apreciação de Defesas de TCC)  – individual, impresso; II Seminário de Música Brasileira da UNESP

Novembro

07 – Prova substitutiva (substitui qualquer nota obtida, de zero a 5,0)

14 – Prova repositiva (repõe nota não obtida por trabalho não entregue)

21 – Exame final de recuperação para quem obteve frequência semestral igual ou superior a 70% e Média Semestral inferior a 5,0 (a média final será a média aritmética entre a Média Semestral e o exame final)

28 – Data reservada para reagendamento de provas, em caso de greve interna ou externa

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