IAM (Pós-Graduação)

Introdução à Arquivologia Musical

(curso teórico-prático condensado de pós-graduação)

Instituto de Artes da UNESP – Programa de Pós-Graduação em Música

07 a 12 de maio de 2018 (manhãs e tardes)

Inscrição como aluno especial (até 17/03/2018)

Prof. Paulo Castagna

mmm-cdo-01-098


Índice


Ementa

Estudo dos acervos musicais a partir da teoria arquivística geral, com a consideração de suas especificidades; conhecimento disponível sobre arquivologia musical; situação do patrimônio histórico-musical e arquivístico-musical brasileiro; catalogação de obras e fontes musicais em papel; instrumentos de pesquisa e catálogos musicais, especialmente brasileiros; visitas técnicas e monitoradas a instituições paulistanas com acervos musicais significativos.

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Objetivos

1. Capacitar o estudante a se relacionar com os acervos musicais históricos de um ponto de vista científico e sistemático, e não meramente utilitário
2. Capacitar o estudante a compreender os acervos musicais históricos a partir do ponto de vista do gestor e não apenas do utilizador ou do pesquisador
3. Capacitar o estudante a compreender a importância, os problemas e a situação geral dos acervos musicais históricos brasileiros
4. Capacitar o estudante a participar de projetos de gestão de acervos musicais históricos
5. Capacitar o estudante a iniciar pesquisas no campo da arquivologia musical

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Metodologia de ensino

1. Aulas expositivas
2. Leituras programadas
3. Realização de trabalhos em horários de aula e fora deles
4. Palestras de arquivistas convidados(as)
5. Visitas técnicas a acervos musicais da cidade de São Paulo

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Aulas

Serão ministradas todas as manhãs no Instituto de Artes da UNESP e às tardes em instituições custodiadoras de acervos musicais. As aulas possuem duração de 4 (quatro) horas de manhã e 4 (quatro) horas de tarde, totalizando 48 horas-aula. A frequência mínima obrigatória é de 75% ou 9 (nove) aulas, sendo, portanto, o número máximo de faltas equivalente a 25% ou 3 (três) aulas. O curso ainda prevê 12 horas de atividades programadas, relacionadas ao trabalho final, totalizando 60 horas.

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Avaliação

A avaliação será feita com base em três critérios: assiduidade/pontualidade, participação e trabalhos finais, sendo o terceiro deles a escolha de uma destas duas opções:

A) Resenhas críticas dos 6 textos programados do curso;

B) Elaboração do plano de tratamento de um acervo musical histórico (que também pode conter séries não musicais), adaptado a um tipo específico de acervo (de preferência um acervo com o qual já esteja trabalhando ou pretende trabalhar), com base em um ou mais corpos de normas estudados no curso. O plano de tratamento do acervo musical deverá incluir:

1. Descrição geral do acervo (nome, procedência, histórico, volume ou dimensão linear, estado de conservação e de organização)
2. Especificação das necessidades do acervo
3. Plano de desinfestação/desinfecção e de higienização, se for o caso
4. Mapa de classificação do acervo, com descrição de cada seção, sub-seção (se for o caso), série e sub-série (se for o caso)
5. Sistema de codificação do acervo com a justificativa das opções
6. Plano de acondicionamento do acervo, com a especificação dos materiais a serem utilizados
7. Modelo de ficha de inventário para descrição do conteúdo do acervo, com instruções para uso por parte dos arquivistas.
8. Modelo de ficha de catálogo para descrição precisa das fontes musicais, com instruções para uso por parte dos arquivistas

Forma de entrega do trabalho final: os alunos residentes na cidade de São Paulo deverão entregar seus trabalhos finais ao professor em versão impressa (na própria Seção de Pós-Graduação), enquanto os alunos residentes fora da capital poderão optar pela forma impressa ou por envio eletrônico (em formato PDF) ao endereço brsp@uol.com.br.

Data máxima de entrega do trabalho final: 31 de julho de 2018.

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Bibliografia básica

Arquivologia geral

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da informação: o diálogo possível. Brasília: Briquet de Lemos / Livros; São Paulo: Associação Brasileira de Profissionais da Informação, 2014. 200p.

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 230p. Download

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4 ed., Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006. 320p.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida; BOTANI, Aparecida Sales Linares; BELLOTTO, Heloísa Liberalli; MEZZALIRA, Isabel Maria; GONÇALVES, Janice; TESSITORE, Viviane. Dicionário de terminologia arquivística. 3 ed., São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2012. 128p.

CASSARES, Norma Cianflone; MOI, Cláudia. Como Fazer Conservação Preventiva em Arquivos e Bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000. 80p. (Projeto Como fazer, v.5). Download

CASTRO NUNES, Aloisio Arnaldo de. A preservação documental no Brasil: notas para uma reflexão histórica. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.23, n.2, p.31-46, 2010. Download

CIA – CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final aprovada pelo CIA. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000. 119p. download

__________. ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias; tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 2. ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004.99 p. download

__________. Princípios de acesso aos arquivos; tradução de Silvia Ninita de Moura Estevão e Vitor Manoel Marques da Fonseca. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2012. (Publicações Técnicas; 56). 22p. Download

CONARQ – CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo nacional, 2006. 124p. download

COOK, Terry. Arquivos pessoais e arquivos institucionais: para um entendimento comum da formação da memória em um mundo pós-moderno. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p.129-150, 1998. Download

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2008. 451p.

CRUZ, Emília Barroso. Manual de gestão de documentos. ed. rev. e atual, Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Arquivo Público Mineiro, 2013. 146 p. (Cadernos Técnicos do Arquivo Público Mineiro, n.3). ISBN: .978-85-99528-76-1. Download

DUCHEIN, Michel. O respeito aos fundos em arquivística: princípios teóricos e problemas práticos. Arquivo e Administração, Rio de Janeiro, v.10-14, n.1, p.14-33, abr. 1982/ago. 1986. Download

GONÇALVES, Janice. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998. 37p. (Projeto como fazer, v.2). Download

IAML – INTERNATIONAL ASSOCIATION OF MUSIC LIBRARIES, ARCHIVES AND DOCUMENTATION CENTRES. ISBD(PM) – International Standard Bibliographic Description for Printed Music; Recommended by the Project Group on ISBD(PM) of the International Association of Music Libraries, Archives and Documentation Centres (IAML); Approved by the Standing Committees of the IFLA Sections on Cataloguing and Information Technology. 2. ed. München, London, New York, Paris: K. G. Saur, 1991. 65p. (UBCIM Publications – New Series, v.l). Download

IFLA – INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS / FEDERACIÓN INTERNACIONAL DE ASOCIACIONES DE BIBLIOTECARIOS Y BIBLIOTECAS. Requisitos Funcionales de los Registros Bibliográficos: informe final; aprobado por el Comité Permanente de la Sección de Catalogación de la IFLA; traducción de Xavier Agenjo y María Luisa Martínez-Conde. Den Haag: International Federation of Library Associations and Institutions e Ministerio de Cultura (Espanha), 1998. 239p. Download

LOPEZ, André Porto Ancona. Arquivos pessoais e as fronteiras da arquivologia. Gragoatá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, Niteroi: UFF, n.18 (Acervos literários), p.69-82, 2º semestre de 2003. Download

__________. Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa. São Paulo: Arquivo Do Estado, Imprensa Oficial, 2002. 64p. (Projeto como fazer, v.6). Download

MARQUES, Angelica Alves da Cunha. A arquivologia brasileira: busca por uma autonomia científica no campo da informação e interlocuções internacionais. Rio de Janeiro: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 2013. 328p.

RIBEIRO, Antônia Motta de Castro Memória. Catalogação de recursos bibliográficos: AACR2 em MARC 21. 6. ed. rev. e ampl. Brasília : Três em Um, 2015. 1v. + CDRom.

SANTOS, Vanderlei Batista dos; INNARELLI, Humberto Celeste; SOUSA, Renato Tarcicio Barbosa. Arquivística: temas contemporâneos; classificação; preservação digital; gestão do conhecimento. 3 ed., DF: SENAC, 2013. 224p.

SMIT, Johanna Wilhelmina. Como elaborar vocabulário controlado para aplicação em arquivos. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2003. 56 p. (Projeto como Fazer, v.10). Download

SCHELLENBERG, Theodore R. Arquivos modernos: princípios e técnicas; tradução de Nilza Teixeira Soares. 6 ed., Rio de Janeiro: FGV, 2006. 388p.

TESSITORE, Viviane. Arranjo: estrutura ou função? Arquivo: boletim histórico e informativo, São Paulo, v.10, n.1, p.19-28, jan./jun. 1989.

__________. Como implantar centros de documentação. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2003. 52p. (Projeto como fazer, v.9). Download

Arquivologia musical

ASSUNÇÃO, Maria Clara Rabanal da Silva. Catalogação de documentos musicais escritos: uma abordagem à luz da evolução normativa. Dissertação de Mestrado em Ciências Documentais – Évora: Universidade de Évora, 2005. 128p. Download

BINDER, Fernando. Utilizando Microsoft Access na catalogação e descrição de música manuscrita. I COLÓQUIO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA E EDIÇÃO MUSICAL, Mariana (MG), 18-20 jul. 2003. Anais. Mariana: Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, 2004. p.61-67.

BOLAÑOS, Esteban Cabezas. La organización de archivos musicales: marco conceptual. Información, Cultura y Sociedad versión on-line, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, n.13, p.81-99, jul./dic. 2005. ISSN 1851-1740. Acesso

BROOK, Barry S. Thematic Catalogue. In: SADIE, Stanley (ed.). The New Grove dictionary of music and musicians. 2 ed., New York: Oxford University Press, 2001. v.25, p.348-352.

BROOK, Barry S.; VIANO, Richard. Thematic Catalogues in Music: an Annotated Bibliography. 2 ed., Stuyvesant: Pendragon Press, 1997. 602p. (Annotated Reference Tools in Music, v.5)

CASTAGNA, Paulo. Uma análise codicológica do Grupo de Mogi das Cruzes. IV ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA, Juiz de Fora, 21-23 de julho de 2000. Anais. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2002. p.21-71. Download

__________. Uma análise paleoarquivística da relação de obras do arquivo musical de Florêncio José Ferreira Coutinho. VI ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 22-25 de julho de 2004. Anais. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 2006. p.38-84. Download

__________. Do arquivo da catedral ao Museu da Música da Arquidiocese de Mariana. VIII ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 18-20 de julho de 2008. Anais. Juiz de Fora: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2010. p.72-106. Download

__________. “Descoberta e restauração”: problemas atuais na relação entre pesquisadores e acervos musicais no Brasil. I SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE MUSICOLOGIA, Curitiba, 10-12 jan.1997. Anais. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1998. p.97-109. Download

__________. Desenvolver a arquivologia musical para aumentar a eficiência da Musicologia. In: ROCHA, Edite e ZILLE, José Antônio Baêta (orgs.). Musicologia[s]. Barbacena: EdUEMG, 2016. 154 p. (Série diálogos com o som. Ensaios, v.3). ISBN 978-85-62578-68-7. Download

__________. Entre cópia e edição: reflexões sobre uma musicologia com função social. X ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 18-20 de julho de 2014. Anais. Juiz de Fora: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016. p.58-85. ISBN: 978-85-93010-00-2. Download Acesso na UFJF

__________. Estruturas políticas para a salvaguarda do patrimônio musical brasileiro. XI ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 21-23 de julho de 2016. Anais. Juiz de Fora: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017. (no prelo)

__________. Níveis de organização na música religiosa católica dos séculos XVIII e XIX: implicações arquivísticas e editoriais. I COLÓQUIO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA E EDIÇÃO MUSICAL, Mariana (MG), 18-20 jul. 2003. Anais. Mariana: Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, 2004. p.79-104. Download

__________. Reflexões metodológicas sobre a catalogação de música religiosa dos séculos XVIII e XIX em acervos brasileiros de manuscritos musicais. III SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE MUSICOLOGIA, Curitiba, 21-24 jan.1999. Anais. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 2000. p.139-165. Download

__________. Uma relação democrática entre pesquisadores e acervos de manuscritos musicais no Brasil: necessidade ou utopia? In: LIMA, Sônia Albano de. Faculdade de Música Carlos Gomes: retrospectiva acadêmica. São Paulo: Musa Editora; A Faculdade, 2005. p.64-78. (Biblioteca aula, v.8. Musa música) Download

__________. A Seção de Música do Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo. Brasiliana, Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Música, n.1, p.16-27, jan.1999. Download

CENTRO DE DOCUMENTACIÓN DE MÚSICA Y DANZA DEL INAEM – INSTITUTO NACIONAL DE LAS ARTES ESCÉNICAS Y LA MÚSICA. La gestión del patrimonio musical. Situación actual y perspectivas de futuro. Actas del Simposio. Madrid, 19-21 nov. 2014. Madrid: Centro de Documentación de Música y Danza, 2014. 300p. download

COTTA, André Guerra. Descrição e recuperação de fontes para a pesquisa musicológica no Brasil. I COLÓQUIO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA E EDIÇÃO MUSICAL, Mariana (MG), 18-20 jul. 2003. Anais. Mariana: Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, 2004. p.105-120.

__________. O Tratamento da Informação em Acervos de Manuscritos Musicais Brasileiros; orientação de Vilma Moreira dos Santos; coorientação de Paulo Castagna. Belo Horizonte, 2000. Dissertação (Mestrado) – Escola de Biblioteconomia da UFMG. 285p. Download

FONSECA, Modesto Flávio Chagas. Acervos de documentos musicais em Minas Gerais: um universo entre a teoria e a prática. X ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 18-20 de julho de 2014. Anais. Juiz de Fora: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016. p.24-35. Download

__________. O sistema de catalogação do acervo de música de Viçosa (MG). I COLÓQUIO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA E EDIÇÃO MUSICAL, Mariana (MG), 18-20 jul. 2003. Anais. Mariana: Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, 2004. p.121-135.

FREIRE, Vanda Lima Bellard. Algumas anotações relativas à catalogação e à editoração de músicas do século XIX. I COLÓQUIO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA E EDIÇÃO MUSICAL, Mariana (MG), 18-20 jul. 2003. Anais. Mariana: Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, 2004. p.137-146.

GÖLLNER, Marie Louise. Rules for Cataloging Music Manuscripts; transl. By Yvette Fédoroff and Horst Leuchtmann. 1975. 56p.

GÓMEZ GONZÁLEZ, Pedro José; HERNÁNDEZ OLIVERA, Luis; MONTERO GARCÍA, Josefa; BAZ, Raúl Vicente. El archivo de los sonidos: la gestión de fondos musicales. Salamanca: Asociación de Archiveros de Castilla y León (ACAL), 2008. 530p. (Colección Estudios Profesionales, n.2)

GUIMARÃES, Antonio Carlos; LACERDA, Alexandre; CASTAGNA, Paulo. “Novo Regresso”: interesse social da revitalização do arquivo da Banda de Música Santa Cecília de Barão de Cocais. XIX CONGRESSO DA ANPPOM, Curitiba, 24-28 de agosto de 2009. Anais (versão eletrônica). Curitiba: Deartes da UFPR, 2009.

KLEVENHUSEN, Sibylle; KRIEBISCH, Gerd; LESLE, Lutz; SCHOLL, Jutta; SIBERMANN, Angelika; STROBE, Uta; WAGNER, Renata. Thematische Werkverzeichnisse: Eine annotierte Bibliographie der Arbeitskreiser Öffentliche Musikbibliotheksweisen. Berlin: Deutscher Bibliotheksverband Arbeitstelle für das Bibliothekswesen, 1976. 95p.

LÓPEZ CALO, José. La catalogación de los archivos musicales de la Iglesia en España: logros, revisión y perspectivas para el futuro. Memoria Ecclesiae, Madrid, Asociación de Archiveros de la Iglesia en España, n.31 (Exemplar dedicado a: Musica y archivos de la iglesia, Actas del XXI Congreso de la Asociación, celebrado en Santander, 12 al 16 de septiembre de 2005), p.403-436, 2008.

MATOS, Alexandra Linda Herbst. Documentação Musical: discussão sobre a representação temática de partituras a partir de um enfoque interdisciplinar. Dissertação (mestrado) – São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, 2007. 104p. Download

PEREIRA, Maria Teresa; SOUSA, Maria José Ferro de; GONZAGA, Francisco de Assis; CERQUEIRA, Vladmir Agostini. Particularidades do acervo do Museu da Música de Marina: desafios da catalogação. I COLÓQUIO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA E EDIÇÃO MUSICAL, Mariana (MG), 18-20 jul. 2003. Anais. Mariana: Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, 2004. p.213-241.

RECINE, Analúcia dos Santos Viviani; MACAMBYRA, Marina. Manual de catalogação de partituras da Biblioteca da ECA. 2. ed. rev., São Paulo: Serviço de Biblioteca e Documentação/ECA/USP, 2010. 54p. Download

RISM – RÉPERTOIRE INTERNATIONAL DES SOURCES MUSICALES. Normas internacionales para la catalogación de fuentes musicales históricas (Serie A/II, Manuscritos musicales, 1600-1850); traducción española y comentários realizados por José V. Gonzáles Valle, Antonio Ezquerro, Nieves Iglesias, C. José Gosálves,; Joana Crespí. Madrid: Arco Libros, 1996. 198p.

SERAFIM, Catarina. Arquivos de música: uma análise às bases teóricas e ao testemunho do trabalho prático. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, Coimbra, v.27, p.405-417, 2014. Acesso

ST. LAURENT, Gilles. Guarda e manuseio demateriais de registro sonoro; [tradução de José Luiz Pedersoli Júnior; revisão técnica Clóvis Molinari Júnior, Ana Virgínia Pinheiro, Dely Bezerra de Miranda Santos; revisão final Cássia Maria Mello da Silva, Lena Brasil]. 2. Ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001]. 23p. (Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, v.43. Registros sonoros e fitas magnéticas). Download

TORRES MULAS, Jacinto. El documento musical: ensayo de tipología. I Congreso Universitario de Ciencias de la Documentación, Madrid, 14-17 nov. 2000. Actas, Madrid, Servicio de Documentación Multimedia, 2000. Download

WETTSTEIN, Hermann. Thematische Sammelver-zeichtnisse der Musik: Ein bibliographisher Führer durch Musikbibliotheken und –archive. Regensburg, Waldassen: Laaber-Verlag, 1982. 268p.

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Textos programados

1. CASTAGNA, Paulo. Desenvolver a arquivologia musical para aumentar a eficiência da Musicologia. In: ROCHA, Edite e ZILLE, José Antônio Baêta (orgs.). Musicologia[s]. Barbacena: EdUEMG, 2016. p.191-243 (Série diálogos com o som. Ensaios, v.3). ISBN 978-85-62578-68-7. Download Discussão em 24 de abril (segunda-feira às 14:00 horas).

2. MONTERO GARCÍA, Josefa. La documentación musical: fuentes para su estudio. In: GÓMEZ GONZÁLEZ, Pedro José; HERNÁNDEZ OLIVERA, Luis; MONTERO GARCÍA, Josefa; BAZ, Raúl Vicente. El archivo de los sonidos: la gestión de fondos musicales. Salamanca: Asociación de Archiveros de Castilla y León (ACAL), 2008. p.91-122. Discussão em 25 de abril (terça-feira às 19:00 horas).

3. BAGÜÉS, Jon. Archivos musicales: un acercamiento a la historia y tipos de archivos musicales en el entorno hispánico. In: GÓMEZ GONZÁLEZ, Pedro José; HERNÁNDEZ OLIVERA, Luis; MONTERO GARCÍA, Josefa; BAZ, Raúl Vicente. El archivo de los sonidos: la gestión de fondos musicales. Salamanca: Asociación de Archiveros de Castilla y León (ACAL), 2008. p.57-90. Discussão em 25 de abril (terça-feira às 19:00 horas).

4. MONTERO GARCÍA, Josefa. Los archivos musicales familiares y personales. In: GÓMEZ GONZÁLEZ, Pedro José; HERNÁNDEZ OLIVERA, Luis; MONTERO GARCÍA, Josefa; BAZ, Raúl Vicente. El archivo de los sonidos: la gestión de fondos musicales. Salamanca: Asociación de Archiveros de Castilla y León (ACAL), 2008. p.389-411. Discussão em 26 de abril (quarta-feira às 19:00 horas).

5. GÓMEZ GONZÁLEZ, Pedro José. La organización de archivos musicales. In: GÓMEZ GONZÁLEZ, Pedro José; HERNÁNDEZ OLIVERA, Luis; MONTERO GARCÍA, Josefa; BAZ, Raúl Vicente. El archivo de los sonidos: la gestión de fondos musicales. Salamanca: Asociación de Archiveros de Castilla y León (ACAL), 2008. p.123-154. Discussão em 27 de abril (quinta-feira às 19:00 horas).

6. GÓMEZ GONZÁLEZ, Pedro José; BAZ, Raúl Vicente. Normas de descripción de fondos musicales. In: GÓMEZ GONZÁLEZ, Pedro José; HERNÁNDEZ OLIVERA, Luis; MONTERO GARCÍA, Josefa; BAZ, Raúl Vicente. El archivo de los sonidos: la gestión de fondos musicales. Salamanca: Asociación de Archiveros de Castilla y León (ACAL), 2008. p.177-2010. Discussão em 28 de abril (sexta-feira às 19:00 horas).

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Conteúdo programático

07 de maio (segunda-feira) às 8:00 horas – Instituto de Artes, Sala 303 – Apresentação; propostas do curso; História e teoria arquivística geral; legislação e política arquivística; conceitos básicos e terminologia arquivística; Níveis de organização musical e documental

07 de maio (segunda-feira) às 14:00 horas – Instituto de Artes, Biblioteca (quarto andar) e Sala 413 – A fonte musical na visão biblioteconômica e arquivística; aula ministrada pela Bibliotecária Lucia Silva Parra, Supervisora da Seção de Processamento Técnico (Stati) da Biblioteca do instituto de Artes (Biblioteca)

08 de maio (terça-feira) às 8:00 horas – Visita ao Arquivo Público do Estado de São Paulo

08 de maio (terça-feira) às 14:00 horas – Instituto de Artes, Sala 411 – Princípios básicos de gestão arquivística e conservação documental; especificidade das fontes musicais históricas; equipamento básico

09 de maio (quarta-feira) às 8:00 horas – Visita à Seção de Música do Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo (ver endereço abaixo)

09 de maio (quarta-feira) às 14:00 horas – Instituto de Artes, Sala 413 – Arranjo e codificação multinível de fontes musicais; Desenvolvimento da metodologia de catalogação de obras e fontes musicais; Normas de descrição de fontes musicais; Projeto RISM; Ficha de descrição musical e documental

10 de maio (quinta-feira) às 8:00 horas – Visita aos arquivos históricos da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo (ver endereço abaixo)

10 de maio (quinta-feira) às 14:00 horas – Instituto de Artes, Sala 413 – Situação dos acervos musicais brasileiros; histórico da arquivologia musical no Brasil; patrimônio histórico-musical e arquivístico-musical; arranjo multinível de fontes musicais e higienização preventiva

11 de maio (sexta-feira) às 8:00 horas – Visita ao acervo corrente da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e ao Arquivo Permanente do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP (ver endereços abaixo)

11 de maio (sexta-feira) às 14:00 horas – Instituto de Artes, Sala 413 – Documentação fotográfica e descrição multinível de fontes musicais

12 de maio (sábado) às 8:00 horas da manhã – Visita ao arquivo musical do Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) (ver endereço abaixo)

12 de maio (sábado) às 14:00 horas – Aula/caminhada pelo Centro Histórico de São Paulo: acervos musicais originados no Centro Histórico de São Paulo (ver roteiro abaixo)

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Local do curso e inscrição

Instituto de Artes da UNESP – Sala da Congregação (303 – 3º andar)
Rua Jornalista Aloysio Biondi, 120
(Terminal Palmeiras-Barra Funda da linha 3-vermelha do metrô, lado oposto ao Memorial da América Latina)
01140-151 – São Paulo – SP

Entrada de veículos e correspondência:

Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271
01140-070 – São Paulo – SP
PABX: (11) 3393-8530

Inscrição como aluno especial (até 17/02/2017) – Sala 306 (Pós-Graduação)

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Locais de aulas e visitas

Segunda-feira (24 de abril) – 14:00 horas

1. Instituto de Artes da UNESP
Rua Jornalista Aloysio Biondi, 120
(Barra Funda

Itinerário

– Na linha 3-Vermelha do metrô, desembarcar no Terminal Palmeiras-Barra Funda
– Após as catracas, caminhar para o lado ESQUERDO, sentido Marquês de São Vicente
– Ao final do corredor, descer as escadas (à direita) ou a rampa (à esquerda), até chegar à Rua Jornalista Aloysio Biondi, na área dos ônibus e taxis
– Ao descer para a Rua Jornalista Aloysio Biondi já será possível avistar, do outro lado da rua, os edifícios brancos e azuis do campus de São Paulo da UNESP;
– Caminhar à direita pela Rua Jornalista Aloysio Biondi, até a faixa de pedestres, atravessar e entrar no campus pela portaria de pedestres;
– Subir ao terceiro andar e, no saguão, dirigir-se ao corredor da esquerda e entrar na Sala 303 (Sala da Congregação).

Observação: todas as aulas do período noturno (segunda a sexta) serão realizadas no Instituto de Artes da UNESP, nas salas 411 e 413 (ver Conteúdo programático).

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Terça-feira (25 de abril) – 14:00 horas

2. Arquivo Público do Estado de São Paulo
Rua Voluntários da Pátria, 596
(Santana)

Itinerário

– Na linha 1-Azul do metrô, desembarcar na estação Portuguesa-Tietê;
– Descer para o andar inferior e entrar na rampa de saída sentido oeste;
– Prosseguir na rampa de saída até o final (passando sobre a Av. Cruzeiro do Sul) e, ao descer, caminhar em direção à Rua Voluntários da Pátria, passando por dentro do Estação Shopping Metrô Tietê (Comvem. Tietê) (5 minutos);
– Na Rua Voluntários da Pátria virar à direita e caminhar até a portaria do Arquivo Público do Estado de São Paulo (1 minuto).

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Quarta-feira (26 de abril) – 14:00 horas

3. Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo (Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva)
Av. Nazaré, 993
(Ipiranga)

Itinerário

– Na linha 2-Verde do metrô, desembarcar na estação Alto do Ipiranga;
– Opção caminhar até o arquivo (cerca de 20 minutos): descer a Avenida Doutor Gentil de Moura até a Avenida Nazaré (dois quarteirões e meio), depois virar à esquerda na Avenida Nazaré e caminhar 8 quarteirões até o nº 993.
– Opção ônibus até o arquivo (cerda de 15 minutos): na Avenida Doutor Gentil de Moura, sentido leste (Av. Nazaré) pegar o ônibus 4113-10 (Pça. da República) e descer na quarta parada;
– Na Av. Nazaré 993 entrar na portaria e, do lado direito da igreja, percorrer o corredor das colunas até a porta de ferro do arquivo (à direita) e, logo após ultrapassa-la, subir (à esquerda) a escadaria para o andar superior e caminhar até a sala de aula do arquivo.

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Quinta-feira (27 de abril) – 14:00 horas

4. Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000
(Paraíso)

Itinerário

– Na linha 1-Azul do metrô, desembarcar na estação Vergueiro e sair à esquerda das catracas (sentido Viaduto Beneficência Portuguesa / Rua João Julião / Rua Vergueiro-par);
– Ao sair da estação caminhar para a esquerda, pela área interna do Centro Cultural (cerca de 5 minutos) até a recepção das bibliotecas, onde é preciso deixar bolsas e mochilas;
– Descer até a recepção da Discoteca Oneyda Alvarenga, na extremidade Sul do piso das bibliotecas.

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Sexta-feira (28 de abril) – 14:00 horas

5. Arquivo corrente da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP)
Rua do Anfiteatro 197, Favo 16 – Colmeias
(Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira)

Itinerário

– Na linha 4-amarela do metrô, desembarcar na estação Butantã;
– No Terminal Butantã, atrás da própria estação de metrô, pegar o ônibus 8012-10 (Cid. Universitária) (cerca de 10 minutos);
– Descer na sexta parada, na Praça da Reitoria;
– Caminhar no mesmo sentido até a Rua do Anfiteatro e virar à direita, caminhando 5 minutos até o Favo 16 das Colmeias.

Observação: a linha 4-amarela do metrô NÃO participará da greve geral do dia 28, porém as demais linhas poderão paralisar no período da manhã; na ausência de ônibus, dê preferência ao Uber e à formação de grupos de alunos para o deslocamento até a Cidade Universitária; uma das opções é dirigir-se à Cidade Universitária no final da manhã e almoçar antes da aula na OSUSP (por exemplo, na FFLCH ou na Faculdade de Economia); o retorno IEB-UNESP será feito de forma coordenada por todo o grupo, de ônibus/metrô ou por Uber em grupos.

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Sexta-feira (28 de abril) – 15:00 horas

6. Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP
Avenida Prof. Dr. Luciano Gualberto, 78 – Edifício Brasiliana
(Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira)

Itinerário

– Caminhada com o grupo pela Rua do Anfiteatro no sentido Sudoeste, em direção à Avenida Prof. Dr. Luciano Gualberto
– Entrar no Edifício Brasiliana pelo lado de baixo e, dentro do edifício, virar à direita para a área do IEB.

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Sábado (29 de abril) – 9:00 horas da manhã

7. Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) / Liceu Coração de Jesus
Alameda Dino Bueno, 285 – Colégio Salesiano
(Campos Elíseos)

Itinerário

– Na linha 3-Vermelha do metrô, desembarcar do vagão no Terminal Palmeiras-Barra Funda, mas NÃO sair da estação;
– Subir ao andar superior pelas escadas rolantes e passar (gratuitamente) pelas catracas internas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)
– Na área da CPTM, descer as escadas para a linha 8-Diamante, pegar o trem no sentido Júlio Prestes e descer na estação seguinte (Terminal Júlio Prestes)
– Ao sair da estação Júlio Prestes para a Rua Cleveland, virar à esquerda e caminhar até encontrar o grupo, em frente à torre da Sala São Paulo, na esquina com a Av. Duque de Caixas/Rua Mauá;
– Caminhada com o grupo pela Alameda Cleveland, virando à esquerda na Alameda Glete e à direita na Alameda Dino Bueno (cerca de 10 minutos) até a entrada do Liceu Coração de Jesus e acesso ao MOSB.

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Sábado (29 de abril) – 14:00 horas

8. Centro Histórico de São Paulo

– Do MOSB (Alameda Dino Bueno, 285), caminhada com o grupo, às 11:30 horas, até o restaurante Dona Terê II (ver também), na Rua Prates nº 221 (Bom Retiro), passando pela Estação da Luz e pelo Jardim da Luz;
– Partida da caminhada com o grupo pelo Centro Histórico às 13:00 horas, do Jardim da Luz, rumo à Praça da Liberdade;
– Roteiro completo: Rua Prates, Rua Afonso Pena, Praça Coronel Fernando Prestes, Avenida Tiradentes, Rua Mauá, Avenida Cásper Líbero, Viaduto Santa Ifigênia, Largo de São Bento, Rua Florêncio de Abreu, Rua Boa Vista, Rua João Brícola, Praça Antônio Prado, Avenida São João, Vale do Anhangabaú, Praça Ramos de Azevedo, Rua Coronel Xavier de Toledo, Viaduto do Chá, Praça do Patriarca, Rua São Bento, Largo São Francisco, Rua Quintino Bocaiuva, Rua Direita, Largo Páteo do Colégio, Rua Roberto Simonsen, Rua do Carmo, Rua Tabatinguera, Rua Anita Garibaldi, Rua Felipe de Oliveira, Praça da Sé, Praça Doutor João Mendes, Rua Doutor Rodrigo Silva, Praça da Liberdade, Rua dos Estudantes, Rua dos Aflitos, Rua da Glória, Rua Américo de Campos, Rua Galvão Bueno, Praça da Liberdade.
– Encerramento às 18:00 horas na Praça da Liberdade.

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Informações úteis

Mapa das linhas do Metrô e da CPTM em São Paulo

Metrô de São Paulo

CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)

SPTrans (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes)

EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo)

Sistema Municipal de Bibliotecas

Acervos Artísticos de São Paulo

Museus da Cidade de São Paulo

São Paulo Antiga

Sampa Historica

São Paulo in Foco

São Paulo em 1862 e 1887, por Militão Augusto de Azevedo


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