FHM-CR

Fundamentos da História da Música

(Composição e Regência)

Programa de Ensino – 2018

quintas-feiras, das 16:15 às 18:15 horas – Sala 409

Prof. Paulo Castagna

Índice


Ementa

Estudo dos fundamentos teóricos da história da música. Estudo das bases políticas e ideológicas que nortearam a construção da história da música enquanto gênero científico-literário. Estudo do desenvolvimento da literatura sobre história da música nos séculos XIX e XX. Estudo das diferentes visões sobre a história da música em tempos, sociedades e espaços geográficos distintos, relativizando esse campo do conhecimento e apresentando-o como uma construção em progresso, sujeita a ideologias nacionais, culturais, sociais e políticas.

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Objetivos

  1. Compreender a história da música como um gênero científico-literário, sujeito a distintas formas de valoração e de visões históricas e ideológicas;
  2. Conhecer as principais vertentes que nortearam a elaboração da literatura sobre história da música nos séculos XIX e XX;
  3. Relacionar a História da Música aos problemas e necessidades atuais da área de música;
  4. Capacitar o aluno a desenvolver uma visão crítica em relação à literatura sobre história da música.

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Metodologia de ensino

  1. Apreciação e discussão de textos e vídeos
  2. Leitura e discussão de bibliografia
  3. Exposições do professor
  4. Realização e discussão de pesquisas dos alunos

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Avaliação

A avaliação será realizada por meio de 2 (duas) notas, constituídas pela participação presencial no Grupo de Estudos (G1) e pela entrega impressa das Resenhas Críticas individuais (R1), itens descritos e agendados abaixo, no Cronograma do curso, e cuja Média Semestral (MS) será obtida pela média aritmética das duas notas, a partir da seguinte fórmula de cálculo: MS = (G1+R1)/2. Não haverá prova entre as avaliações regulares, a não ser a prova substitutiva e a prova repositiva, bem como o exame final de recuperação, quando necessários.

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Grupos de Estudo (apresentação em sala)

A participação nos Grupos de Estudo consiste no estudo e apresentação em sala de uma apreciação comentada de texto previamente selecionado, a ser avaliada com uma mesma nota para todos os integrantes do Grupo (G1), a qual irá compor uma das duas notas da Média Semestral. A não participação no Grupo de Estudo, se ocorrer, poderá ser reposta pela Prova Substitutiva (ver abaixo).

Como proposta inicial, foi elaborada uma distribuição de Grupos de Estudo, disponível na pasta Google Drive desta matéria. Caso necessário, é possível proceder a mudança de integrantes de um grupo para outro, desde que em acordo com a maioria dos componentes do grupo de saída e do grupo de entrada. Nesse caso, o grupo deverá entregar por escrito ao professor, até 2 (duas) semanas antes da apresentação do tópico programado, uma solicitação impressa e assinada pelos componentes do grupo de saída e do grupo de entrada, utilizando-se o modelo disponível na mesma pasta Google Drive desta matéria. As apresentações devem ser feitas em, no máximo, 60 minutos, para serem, em seguida, comentadas e discutidas pelo professor e por toda a classe, e devem versar sobre os seguintes tópicos:

  • Principais ideias apresentadas pelo autor do capítulo;
  • Implicações das ideias do autor para o conhecimento da música e de sua história;
  • Significados e aplicações do texto na atualidade;
  • Aspectos do texto que modificam as visões convencionais sobre história da música;
  • Visão crítica do grupo em relação ao texto.

Ao trabalho referente aos Grupos de Estudo será atribuída uma frequência equivalente a 5 (cinco) aulas práticas. A não participação no trabalho realizado pelos Grupos de Estudo implicará, além da nota zero nesta avaliação, a atribuição de 5 (cinco) faltas nas aulas práticas.

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Resenhas críticas (escritas)

Como segunda e última forma de avaliação, solicita-se aos(às) alunos(as) a elaboração de Resenhas Críticas individuais dos textos que serão estudados no semestre e comentados pelos Grupos de Estudo, sem limite mínimo ou máximo de número de páginas. A entrega das Resenhas Críticas será feita em versão impressa (Times New Roman, 12 pts, espaço 1,5), a partir de modelo disponível na pasta Google Drive desta matéria, até a data máxima indicada no Cronograma do curso. A entrega em atraso das Resenhas acarreta o desconto de 1,0 (um) ponto em sua nota por dia útil de atraso, a contar a partir do horário de término da aula, sendo atribuída a nota zero ao trabalho não entregue após dez dias úteis de sua data de entrega oficial. Caso não entregue, a nota da Resenha poderá ser reposta pela Prova repositiva, em data indicada no Cronograma do curso. As Resenhas deverão discorrer sobre cada um dos capítulos dos textos selecionados, sendo o texto de Paulo Castagna considerado um único capítulo, o de Carl Dahlhaus 10 capítulos e o de Warren Dwight-Allen 2 capítulos. Os tópicos a serem abordados nas Resenhas Críticas são os mesmos do item anterior, porém a partir da visão individual de cada aluno(a):

  • Principais ideias apresentadas pelo autor do capítulo;
  • Implicações das ideias do autor para o conhecimento da música e sua história;
  • Significados e aplicações do texto na atualidade;
  • Aspectos do texto que modificam as visões convencionais sobre história da música;
  • Visão crítica do(a) aluno(a) em relação ao texto.

Ao trabalho referente às Resenhas Críticas individuais será atribuída uma frequência equivalente a 10 (dez) aulas práticas. A não entrega das Resenhas Críticas individuais implicará, além da nota zero nesta avaliação, a atribuição de 10 (dez) faltas nas aulas práticas.

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Prova substitutiva

Destinada à substituição de apenas uma, dentre as duas notas obtidas no decorrer do semestre, no dia reservado para isso no Cronograma do curso. A Prova Substitutiva recairá sobre textos, aulas, matéria, trabalhos, discussões e atividades de todo o ano letivo. Uma vez realizada a prova substitutiva, sua nota substituirá a G1 ou R1 anterior, aplicando-se a “fórmula para cálculo da nota final” do SGA (Sistema de Graduação da UNESP) acima descrita.

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Prova repositiva

Destinada somente a quem não participou do Grupo de Estudos ou não apresentou a Resenha no prazo estipulado. A prova repositiva recairá igualmente sobre textos, aulas, matéria, trabalhos, discussões e atividades de todo o ano letivo. Diferentemente da Prova Substitutiva, a Prova Repositiva não substitui notas já obtidas, destinando-se apenas à reposição de uma única nota não obtida (no Grupo de Estudos ou na Resenha Crítica), portanto equivalente a zero.

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Exame final de Recuperação

O(A) aluno(a) que obtiver Média Semestral (MS) inferior a 5,0 (mesmo tendo realizado Prova substitutiva e/ou repositiva) e frequência mínima semestral igual ou superior a 70,0% (incluindo a frequência das aulas práticas, referentes à participação nos Grupos de Estudo e entrega da Resenha Crítica Individual) terá, ainda, o direito de realizar Exame Final de Recuperação (E1) no dia reservado para isso (ver abaixo o cronograma do curso), sobre textos, aulas, matéria, trabalhos, discussões e atividades de todo o ano letivo. A Média Final de Recuperação (MFR) será calculada, de acordo com o sistema adotado no SGA (Sistema de Graduação da UNESP), pela média aritmética entre a Média Semestral (MS) e o Exame de Recuperação (E1), sendo aprovado(a) o(a) aluno(a) que obtiver a Média Final de Recuperação igual ou superior a 5,0 a partir da seguinte fórmula de cálculo: MFR = (MS+E1)/2. Para transparência da emissão das notas, segue-se a fórmula para cálculo da nota final utilizada no SGA: =MÉDIA(MÉDIA(G1;R1);E1)

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Bibliografia

Leituras programadas

1. CASTAGNA, Paulo. Raízes da crise no ensino de história da música: o caso de São Paulo. In: VERMES, Mónica. O ensino de história da música no Brasil. São Paulo: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2018. (no prelo)

2. DAHLHAUS, Carl. Foundations of Music History; translated by J. B. Robinson. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. 177p.; DAHLHAUS, Carl. Fundamentos de la historia de la música; traducción Nélida Machain. Barcelona: Gedisa, 2003. 205p. Biblioteca do IA: 780.9 D313f (inglês)

3. ALLEN, Warren Dwight. Philosophies of music history; a study of general histories of music 1600-1960. New York: Dover Publications, Inc., 1962. 382 p. Biblioteca do IA: 780.9 A432p

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Bibliografia auxiliar

ADORNO, Theodore W.: O fetichismo na música e a regressão da audição. In: OS PENSADORES: Horkheimer e Adorno; tradução Luiz João Baraúna e Wolfgang Leo Maar; revisão João Marcos Coelho. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p.77-105.

ANDRADE, Mário de. Oração de paraninfo (1935). Pro-Posições, Campinas, Unicamp, v.16, n.1 (46), jan./abr. 2005, p.261-270. ISSN 0103-7307. Download texto completo

ANDRADE, Mário de. Pequena história da música. 8 ed., São Paulo: Livraria Martins Editora S.A.; Belo Horizonte: Editora Itatiaia Limitada, 1980. 245 p. (Obras completas de Mário de Andrade, v. 8)

BLANNING, Tim. O triunfo da música; tradução Ivo Korytowski; revisão técnica Marcos Branda Lacerda. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 432p.

CANDÉ, Roland de. História universal da música; tradução de Eduardo Brandão; revisão da tradução de Marina Appenzeller. São Paulo, Martins Fontes, 1994. 2 v.

GROUT, D. J.; PALISCA, C. V. História da música ocidental; revisão técnica de Adriana Latino; tradução Ana Luísa Faria; revisão do texto José Soares de Almeida. Lisboa: Gradiva, 1994.

KATZ, Ruth; DAHLHAUS, Carl [org]. Contemplating music; source readings in the aesthetics of music; selected and edited with introductions by Ruth Katz and Carl Dahlhaus. New York, Pendragon Press, 1987. 4 v.

KIEFER, Bruno. História e significado das formas musicais. 4 ed., Porto Alegre: Ed. Movimento, 1981. 255 p.

MASSIN, Jean; MASSIN, Brigitte. História da Música Ocidental. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

PALISCA, C. V. (ed.). Norton Anthology of Western Music. New York: W. W. Norton & Co., 1988. 2v. + 13 CDs.

RAYNOR, Henry. História social da música; da idade média a Beethoven; tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. 434 p. (Biblioteca de cultura histórica)

RIDLEY, Aaron. A filosofia da música: tema e variações. São Paulo: Loyola, 2008. 260p.

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Datas de entrega ou apresentação de Trabalhos

Atividade Data Prevista
Apresentação dos Grupos de Estudo 22 de março a 17 de maio
Entrega (impressa) da Resenha Crítica individual 10 de maio
Prova Substitutiva 24 de maio
Prova repositiva 07 de junho
Exame de Recuperação 14 de junho

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Conteúdo programático e cronograma preliminar

Março

08 – Apresentação do curso de Fundamentos de História da Música

15 – Aula expositiva: história da música como construção ideológica

22 – Grupo de Estudo 1: Paulo Castagna

29 – Grupo de Estudo 2: Carl Dahlhaus (capítulos 1 e 2)

Abril

05 – Grupo de Estudo 3: Carl Dahlhaus (capítulos 3 e 4)

12 – Grupo de Estudo 4: Carl Dahlhaus (capítulos 5 e 6)

19 – Grupo de Estudo 5: Carl Dahlhaus (capítulos 7 e 8)

26 – Grupo de Estudo 6: Carl Dahlhaus (capítulos 9 e 10)

Maio

03 – Grupo de Estudo 7: Warren Dwight-Allen (capítulo 7)

10 – Entrega das resenhas críticas dos textos lidos (no escaninho do terceiro andar)Afastamento do professor (Curso de Pós-Graduação)

17 – Grupo de Estudo 8: Warren Dwight-Allen (capítulo 8)

24 – Prova substitutiva (substitui qualquer nota obtida)

31 – Feriado (Corpus Christi)

Junho

07 – Prova repositiva (repõe uma nota não obtida)

14 – Exame final de recuperação para quem obteve e frequência mínima semestral igual ou superior a 70,0% e Média Semestral inferior a 5,0 (a média final será a média aritmética entre a Média Semestral e o exame final)

21 – Data reservada para reposição de aula

28 – Data reservada para reposição de aula

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